Buscar

POR QUE USAR SACOLAS REUTILIZÁVEIS? ENTENDA NESTE POST!

Sacolas descartáveis, 1 segundo para produzir, 20 minutos de uso e 500 anos destruindo o planeta.

APRENDA COMO SÃO FEITAS AS SACOLAS REUTILIZÁVEIS

As sacolas reutilizáveis são produzidas a partir de matéria-prima sustentável. Por isso, elas são chamadas também de ecobags — referente a bag (que em inglês é bolsa) e eco (de ecologia). Um material comum na fabricação das ecobags é o algodão.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, todos os anos a população mundial consome cerca de 500 bilhões de sacos plásticos. Desse total, grande parte não é descartada corretamente no lixo, o que ocasiona grandes impactos negativos ao meio ambiente.

Além disso, anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, poluindo e degradando a natureza.

Assustador, não é mesmo? Mas há também uma informação animadora: parte da solução para esse problema está em nossas mãos! Podemos, sim, mudar esse cenário fazendo escolhas mais sustentáveis no nosso dia a dia.

No post de hoje, vamos aprender a fazer uma mudança simples e muito significativa. O uso das sacolas reutilizáveis é uma atitude acertada e que traz grandes benefícios para o planeta. Além de ecologicamente corretas, elas são super resistentes e muito práticas.

Acompanhe e entenda mais sobre isso agora mesmo!



Ecobags reduzem a produção de sacolas plásticas

Reduzir a produção de sacolas plásticas no meio ambiente é uma das principais formas de manter o planeta mais limpo. Se você procura ter um estilo de vida mais sustentável, saiba que usar as ecobags pode ajudar e muito nessa tarefa! Afinal, elas te ajudam a implementar dois dos 3R's da sustentabilidade, o "Reutilizar" (por serem sacolas reutilizáveis) e o "Reduzir" por diminuírem o consumo de plástico.

Sacolas reutilizáveis conseguem suportar mais peso que as comuns

Na hora de fazer as compras do mês, as ecobags são bem mais eficientes que as sacolas comuns. Elas aguentam mais peso e mais itens de mercado, substituem cerca de 8 sacolas plásticas (a cada ecobag que você utiliza) e ocupam menos espaço na mala do carro por armazenarem mais coisas.


Ecobags diminuem a produção de lixo

Estima-se que uma única ecobag dura cerca de 4 a 5 anos, enquanto, neste período, uma única pessoa consome aproximadamente mil sacolas plásticas. A redução na produção de lixo pode ser imensa com o uso das ecobags (que, diga-se de passagem, dependendo do material podem ser lavadas facilmente na máquina de lavar, se mantendo num ótimo estado por mais tempo). Consequentemente, o impacto ambiental diminui e todos saem lucrando. 


Sacolas reutilizáveis aliam sustentabilidade a economia

Hoje em dia, os supermercados de diversos estados brasileiros não são mais obrigados a oferecer gratuitamente as sacolas plásticas. Pelo contrário: devido à lei que determina o fim da distribuição dessas sacolas - e obriga os estabelecimentos a oferecerem sacolas produzidas com materiais reutilizáveis ou biodegradáveis -, alguns supermercados passaram a cobrar um valor de custo pelo consumo das plásticas. É um valor baixo (cerca de 14 centavos por sacola), mas que faz diferença no orçamento ao final de um mês ou mesmo ao final de um ano. Por isso, as sacolas reutilizáveis também são capazes de aliar sustentabilidade a economia.

Endereço

Rua conselheiro Rodrigues Alves - São José dos Campos/SP

Rua Aimorés - Pedregulho Guaratinguetá/SP

Contato

Tel: (12)99779-6835

Email

Recebe novidades e dicas para se tornar mais sustentável