
Produzir localmente é fornecer ao consumidor alimentos frescos, de qualidade e autênticos, com o devido respeito pelos ciclos naturais de crescimento.
A promoção deste conceito prende-se com o compromisso de melhorar a qualidade de vida das gerações atuais e futuras, permitindo que as comunidades se tornem sustentáveis, socialmente justas e inclusivas, com uma economia local forte e viável.
Se a agricultura de proximidade desaparecesse, o abastecimento alimentar das populações seria posto em causa e resultaria na inviabilidade do autossustento de muitas famílias.
Ao longo dos últimos anos, a produção em regime intensivo das grandes empresas industriais ultrapassou a dos pequenos produtores, que viram os seus rendimentos diminuírem. É por isso urgente caminhar para uma economia local e de maior proximidade, que assegure não só a redução da pegada ecológica, como uma gestão mais sustentável dos recursos energéticos, de modo a proteger a economia local.
Consumir produtos locais significa portanto: reforçar o sistema produtivo, a base econômica e a soberania alimentar.
A globalização econômica resultou na progressiva centralização da produção e distribuição alimentar e muitos dos produtos que consumimos todos os dias têm um impacto significativo no ambiente. Desde os materiais à energia utilizados para os produzir, passando pelos resíduos que criam quando se tornam obsoletos, para que a sociedade moderna se torne sustentável a longo prazo, os produtos mais amigos do ambiente devem-se sobrepor aos outros na altura de escolher o que produzir, distribuir, comprar e consumir.
Razões para consumir produtos locais:
Como são produzidos artesanalmente e a sua origem é de regiões próximas, são considerados amigos do ambiente.
Tendo em conta que não precisam de transporte de longo curso, evitam custos ambientais;
Sendo pouco ou nada industrializados, a sua produção gera mais emprego.
O facto de gerar mais emprego, faz com o despovoamento rural diminua, pois contribuiu para a fixação de mais população.
O consumo de produtos locais ajuda a preservar a cultura e a identidade, porque não só preserva a cultura gastronômica das regiões, como também pelo conhecimento ancestral que passam das gerações mais antigas para as atuais.
Opções de consumo local
Feiras alimentícias(encontradas na maioria dos bairros, uma ótima opção com ótimo preço)
CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) é um sistema que conecta mais estreitamente o produtor e os consumidores no sistema alimentar, permitindo que o consumidor assine a colheita de uma determinada fazenda ou grupo de fazendas. Você pode pagar mensalmente e receberá uma cesta toda semana, esse tipo de comunidade tem na maioria das cidades
Existem inúmeras outras opções variantes de cidade para cidade, uma busca rápida no Google e você achará uma opção viável.