Buscar

O que é sustentabilidade? E qual a importância disso?


Você têm certeza absoluta que sabe o que é sustentabilidade? Sabe em qual cenário ela surgiu? A maioria de nós possui a noção básica sobre o assunto, mas preciso alertar sobre alguns conhecimentos que deveriam ser pelo menos um pouco mais aprofundados.

É importante obter este tipo de conhecimento, pois assim você compreende melhor todo o movimento e consegue propagar com mais facilidade as práticas que trabalham para construir um planeta muito mais saudável à todos os seres viventes nele.

Quando e porquê surgiu o termo sustentabilidade


Em 1972 na Suécia, acontecia um evento memorável, o tema discutido era o meio ambiente e sua rápida degradação. Presente, estavam diversos representantes do mundo todo e a Organização das Nações Unidas (ONU) voltava a atenção à um novo termo: sustentabilidade.

O cenário mundial não já não era amigável na época, em meio a Guerra Fria e ao desenvolvimento tecnológico e industrial em ascensão, indústrias do mundo todo desenvolviam um modelo que defendia o “desenvolvimento a qualquer custo”. Jamais havia sido realizada qualquer conferência mundial sobre utilização dos recursos naturais do planeta é já era hora de colocar em pauta a questão.

Segundo o Relatório de Brundtland, a definição de o que é sustentabilidade poderia ser resumida em uma frase: “Suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Os EUA foi o primeiro país a se posicionar à favor da diminuição da poluição da natureza por parte das empresas.

E apesar da relutância de alguns países, todos os 131 presentes acabaram rendendo-se ao “bem maior”, eventualmente.

O que é sustentabilidade atualmente?


Podemos afirmar de que o significado do termo se manteve apesar de mais de 40 anos terem se passado? A frase de Brundtland ainda se aplica, no entanto após tantas mudanças e avanços, é necessário empregar o conceito de sustentabilidade com vigor ainda maior. As empresas não devem apenas frear o uso abuso dos recursos naturais, porém também oferecer ideias e hábitos que ofereçam um método que ajude a recuperar o que se perdeu.

Um posicionamento sustentável é conferir respeito à natureza através de pequenas e grandes ações no cotidiano – seja este de uma grande multinacional, ou de nossos próprios lares -. É garantir um presente limpo e um futuro saudável a todo qualquer tipo de vida. E você verá que é muito mais simples do que se é pregado por aí.

Como praticar a sustentabilidade


Se você nem sabe qual a diferença entre o lixo comum e o lixo orgânico que possui em casa, o primeiro passo é compreender quais são as atitudes básicas de alguém que se preocupa com o meio ambiente. Limpar e separar corretamente o lixo, diminuir o consumo de plástico e procurar consumir marcas que são ecologicamente corretas, são alguns exemplos de atitudes necessárias para começar a por em prática o verdadeiro conceito sobre o que é sustentabilidade.

Ações sustentáveis não ajudam apenas o meio ambiente, mas também te ajudam a economizar MUITO financeiramente, proporcionam uma vida muito mais saudável para qualquer um de casa, não exigem esforço e acima de tudo, são extremamente gratificantes em todos os aspectos.


Fonte : MariaVirouEco